Networking

Hoje em dia os especialistas em RH recomendam que além de um bom currículo, é preciso se preocupar com o networking. Fazer amigos não é mais somente uma demonstração de vida social saudável mas também é fundamental na busca de emprego.
Em uma pesquisa rápida na Internet é fácil encontrar uma definição para a expressão networking que surgiu da união dos termos em inglês Net, que significa Rede e Working, que é o mesmo que Trabalhando, em linhas gerais podemos dizer que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dela conseguir uma boa colocação profissional.
Neste final de semana li uma materia no Jornal da Tarde que tratava do aumento do número de cirurgias plásticas com o objetivo de tornar as pessoas mais joviais e consequentemente mais atrativas para o mercado de trabalho e alguns executivos afirmavam que depois da cirurgia o networking aumentou, eles passaram a ser notados, fizeram mais amigos e obtiveram melhora nos cargos e salários.
Os amigos ou velhos conhecidos sempre deram uma forcinha na hora em que era preciso arrumar um novo emprego, o que mudou foi a forma como essa relação se tornou organizada e em vários casos apenas uma troca de interesses. Atualmente nem mesmo o happy hour é inofensivo pois é uma forma de conhecer pessoas e ampliar a rede de “amigos”, se é que podemos chamá-los assim.
Para o consultor Max Gehringer, existem algumas diferenças entre um amigo que é amigo e um amigo profissional. E é preciso ter ambos. “Amigos que são amigos trocam sentimentos. Amigos profissionais trocam cartões de visita. Uma amizade dura para sempre. Uma amizade profissional é uma relação de curto prazo e dura apenas enquanto um estiver sendo útil ao outro. Amigos de verdade perguntam se podem ajudar. Amigos profissionais solicitam favores.
Muitas pessoas ficam constrangidas em fazer networking mas para os especialistas em Recursos Humanos é necesário aprender a lidar com esta nova ferramenta de trabalho, eles inclusive definem estratégias de como fazer e manter relacionamentos vantajosos como por exemplo: Quem você conhece, ou precisa conhecer, para alcançar o que deseja? O que seu contato precisa saber sobre você?  Como seus contatos podem ajudá-lo a progredir? O que você pode pedir? Como pedir?

Nunca se sabe quando vamos precisar da ajuda de um desses novos amigos então é bom ficar atento as possíveis oportunidades que aparecem. Com ética e respeito aos nossos valores fica mais fácil aproveitar essa nova onda

Até a próxima!

Fonte: http://proatividade.wordpress.comhttp://consultorqualidade.blogspot.com
Amigos de verdade estão no coração. Amigos profissionais estão numa planilha”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: