Divã vai deixar saudades

Ontem foi ao ar o ultimo episódio de Divã, que com certeza foi um dos projetos mais bem avaliados pela critica e público desse ano, claro que não podemos esquecer de Tapas e Beijos que será assunto de um outro post. 
Mas afinal qual seria o motivo para tanto sucesso da série “Divã” ?
Podemos começar pelo  elenco, afinal uma grande produção precisa de um grande elenco, aqui não me refiro a quantidade, mas sim qualidade, que sobra nessa produção . Como passar despercebido as atuações da protagonista  Lilian Cabral, como Mercedes , Totia Meireles, como coadjuvante  e o impagável Paulo Gustavo no papel de Cabeleireiro, esse responsável por inúmeras cenas de humor e risos explícitos, impossível esquecer o episódio onde ele estava fantasiado de John Travolta.
Claro que não posso deixar de mencionar a atuação de Marcelo Airoldi, o vizinho galanteador, gerente de banco e eternamente apaixonado por Mercedes.  

Outro ingrediente que poderia ainda explicar o sucesso de “Divã” seria a narrativa da história e aqui temos mais um trunfo para a produção.  A história sendo contada por um personagem  não é novidade, isso já acontece em outras séries inclusive na aclamada, “Desperate Housewives”, da NBC  líder de audiência na faixa horária nos Estados Unidos, o grande mérito de “Divã” é o fato da protagonista narrar em alguns momentos sua própria historia e o melhor  atuando, diferente do que uma voz  em “off”, sempre  ao lado do seu analista e confidente.
Com ele Mercedes divide tudo, fazendo um monólogo onde a própria personagem responde suas duvidas e questões (genial).  Como deixar despercebido essas frases ditas por ela, “Lopes, se eu lhe disser que estou com medo de ser feliz pra sempre?” ou ainda “Para mudar é preciso dar o primeiro passo”, pode parecer piegas, mas não é, esse momento do “Divã” é único e impressionantemente eficaz,  pois a série consegue colocar personagem e público literalmente no divã , fazendo você se questionar com as divagações feitas por Mercedes

Seria ainda o fato da  série abordar um assunto contemporâneo o motivo para tanto sucesso ?
Eu diria que sim,  afinal a protagonista é uma mulher madura, recém saída de um casamento que durou anos, tem filhos adolescentes e busca sua estabilidade econômica e profissional, mais atual do que isso impossível, segundo dados do IBGE dos 917mil casamentos realizados em 2007, 70% deles acabou em divorcio em 2009. Com isso temos uma grande fatia da população que assim como Mercedes, vai a luta atrás da felicidade, realização profissional e por que não dizer um grande amor.
Por fim são inúmeros motivos para o sucesso da série “Divã”, mas o que importa é saber que as séries da TV passam por um momento de transformação muito importante, onde a cada episódio vemos um espelho da nossa realidade, com personagens cada vez mais realistas e menos caricatos, e muito bom pode ser ver na TV. Afinal quem não conhece ou é a própria  Mercedes ?

2 Respostas to “Divã vai deixar saudades”

  1. Marcia Helena Moreira Says:

    Assisti todos os episódios de DIVÃ e adorei, ontem infelizmente o último, foi otimo, O elenco maravilhoso, a atriz Lilian Cabral dispensa comentários, é uma atriz consagrada. Enfim todos
    perfeitos. PENA QUE ACABOU.

  2. cida alves Says:

    Vai deixar saudades. Que atuação! Mix de excelente personagem com história envolvente. Assistir e quer mais. Uma das mais belas que tenho assistido na semana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: